>

Butterfly -- BTFI Software System


July 2010 Commissionig Stuff
hocus-focus best focus finder
profilemeasure fits a single star

O BTFI é um imageador de filtro sintonizável, isto é, um instrumento capaz de obter imagens em alta resolução em comprimentos de onda específicos que podem ser escolhidos. O BTFI é uma instrumento científico usado para pesquisa em astrofísica; foi desenvolvido para ser acoplado ao telescópio SOAR (consórcio Brasil, Chile, EUA) e iniciará seu funcionamento a partir do segundo semestre de 2010. Este tipo de instrumento é importante para o estudar a composição estelar e a dinâmica interna das galáxias. As galáxias, os grandes blocos constituintes do universo, são conjuntos de bilhões de estrela, gás e poeira e a sua compreensão é importante para o estudo da evolução do universo como um todo. O BTFI é um instrumento de alta tecnologia projetado e desenvolvido no Brasil e sua construção inclui pesquisa em software, detectores, mecânica e outras áreas relacionadas a tecnologias de ponta, colocando o Brasil na vanguarda da instrumentação em astrofísica.

O BTFI é fruto da parceria entre universidades, institutos de pesquisa e empresas privadas, iniciada em 2007, principalmente entre o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e a Escola Politécnica (EP), ambos da USP, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), da Universidade Federal do Pampa, do Laboratório de Astrofísica de Marselha (França) e da Universidade de Montreal (Canadá). O trabalho todo é coordenado pela pesquisadora Cláudia Mendes de Oliveira (IAG-USP).

Fabricio Ferrari da Unipampa colabora com o desenvolvimento do software científico, fundamental neste tipo de instrumento, coordenando a equipe de software e desenvolvendo as rotinas de processamento e análise dos dados. O acadêmico Renato Severo da Engenharia de Computação também participa. A participação da Unipampa no projeto tem permitido o intercâmbio de alunos e pesquisadores entre instituições e a qualificação dos seus recursos humanos.

Em junho próximo o instrumento será levado para o cerro Pachón, onde se encontra o SOAR, para iniciar a fase de comissionamento, que inclui montagem, instalação e testes de funcionamento, antes de iniciar o período dedicado ao trabalho científico. Neste período toda a equipe será deslocada para o Chile a fim de colocar o BTFI em funcionamento.

Software System Design

Presentation which describes general guidelines to our software system.

PDF file





Rio Grande, RS - Brasil 15 Dec 2018, 21h55m your IP: 54.159.51.118 Browser: Unknown

updated Jun 2013, © Fabricio Ferrari
ferrari (at) ferrari pro br