Butterfly -- BTFI Software System
O BTFI é um imageador de filtro sintonizável, isto é, um instrumento capaz de obter imagens em alta resolução em comprimentos de onda especÃficos que podem ser escolhidos. O BTFI é uma instrumento cientÃfico usado para pesquisa em astrofÃsica; foi desenvolvido para ser acoplado ao telescópio SOAR (consórcio Brasil, Chile, EUA) e iniciará seu funcionamento a partir do segundo semestre de 2010. Este tipo de instrumento é importante para o estudar a composição estelar e a dinâmica interna das galáxias. As galáxias, os grandes blocos constituintes do universo, são conjuntos de bilhões de estrela, gás e poeira e a sua compreensão é importante para o estudo da evolução do universo como um todo. O BTFI é um instrumento de alta tecnologia projetado e desenvolvido no Brasil e sua construção inclui pesquisa em software, detectores, mecânica e outras áreas relacionadas a tecnologias de ponta, colocando o Brasil na vanguarda da instrumentação em astrofÃsica.
O BTFI é fruto da parceria entre universidades, institutos de pesquisa e empresas privadas, iniciada em 2007, principalmente entre o Instituto de Astronomia, GeofÃsica e Ciências Atmosféricas (IAG) e a Escola Politécnica (EP), ambos da USP, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Laboratório Nacional de AstrofÃsica (LNA), da Universidade Federal do Pampa, do Laboratório de AstrofÃsica de Marselha (França) e da Universidade de Montreal (Canadá). O trabalho todo é coordenado pela pesquisadora Cláudia Mendes de Oliveira (IAG-USP).
Fabricio Ferrari da Unipampa colabora com o desenvolvimento do software cientÃfico, fundamental neste tipo de instrumento, coordenando a equipe de software e desenvolvendo as rotinas de processamento e análise dos dados. O acadêmico Renato Severo da Engenharia de Computação também participa. A participação da Unipampa no projeto tem permitido o intercâmbio de alunos e pesquisadores entre instituições e a qualificação dos seus recursos humanos.
Em junho próximo o instrumento será levado para o cerro Pachón, onde se encontra o SOAR, para iniciar a fase de comissionamento, que inclui montagem, instalação e testes de funcionamento, antes de iniciar o perÃodo dedicado ao trabalho cientÃfico. Neste perÃodo toda a equipe será deslocada para o Chile a fim de colocar o BTFI em funcionamento.
Presentation which describes general guidelines to our software system.
PDF fileRio Grande, RS - Brasil | 02 Dec 2024, 12h00m | your IP: 18.97.9.170 |